Notícias

Diabetes: saiba quais são os principais cuidados durante a pandemia

Você sabia que os diabéticos estão incluídos no grupo de risco do novo coronavírus? Isso não quer dizer que pessoas com essa comorbidade possuem maior risco de contrair a doença, mas, ao serem infectadas pela Covid-19, as chances de complicações aumentam. Por isso, os cuidados para o controle da diabetes devem ser reforçados. Veja só!

Sobre a diabetes

A diabetes mellitus é uma doença crônica representada pela elevação de glicose no sangue. Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a enfermidade acomete mais de 13 milhões de pessoas no Brasil.

Sua causa está relacionada a uma falha na produção de insulina ou no bloqueio de sua ação pelo organismo, o que diferencia as diabetes do tipo 1 e 2. Nos dois casos, a influência genética pode ser observada, porém levar uma vida mais saudável ajuda na prevenção.

Diabetes e Covid-19

Os órgãos de saúde pública mostram que a ocorrência de complicações da Covid-19 é maior em pessoas que possuem doenças preexistentes, entre elas a diabetes. Quando não controlada, o sistema imunológico fica comprometido, dificultando o combate à infecção.

Cuidados redobrados durante a pandemia

As principais orientações para os diabéticos são:

Manter o controle da glicemia e da glicose

Faça o monitoramento, através de tiras de reagentes, glicosímetros e sensores de glicose intersticial.

Adote uma alimentação saudável

Além de proporcionar um bom funcionamento do organismo, uma dieta balanceada ajuda a controlar a diabetes e aumenta a nossa imunidade.

Pratique atividades físicas

Os exercícios ajudam no controle metabólico da diabetes, aumentando a captação de glicose e reduzindo a resistência à insulina. Outras vantagens: melhor funcionamento do hormônio, proporcionando o controle de peso e protegendo o coração, fortalecimento do sistema imunológico e benefícios para a mente.

Não use o álcool em gel para higienização dos dedos antes de realizar a punção

O álcool em gel demora a secar e forma uma película com uma substância ativa que poderá impactar o resultado. A orientação é lavar as mãos com água e sabão, preferencialmente, ou utilizar álcool líquido 70%, desde que seque bem antes de iniciar o teste.

Cuide da sua saúde mental

Quando estamos ansiosos ou estressados, liberamos hormônios que podem impactar a taxa de glicemia. Portanto, faça atividades que ajudam a melhorar o seu estado emocional, converse com amigos e familiares e, se precisar, procure ajuda psicológica de um profissional.

 

Gostou das dicas? Consulte também nossa publicação com informações sobre as formas de prevenção do novo coronavírus e continue acompanhando os conteúdos do Laboratório Júlio Vargas nas redes socias.