Notícias

Exame de urina 24h: como funciona?

É sempre importante ficar de olho em sua saúde. Uma das formas mais simples de detectar algumas doenças é o exame de urina, também conhecido como urinálise.  Por meio desse exame, é possível avaliar a função dos rins, bem como alterações renais, de acordo com a quantidade de algumas substâncias encontradas na urina. Algumas dessas sustâncias são:

  • Clearance de Creatinina, que avalia a taxa de filtração dos rins;
  • Proteínas, incluindo a albumina;
  • Sódio;
  • Cálcio;
  • Ácido úrico;
  • Citrato;
  • Oxalato;
  • Potássio.

 

Demais substâncias, como a amônia, a ureia, o magnésio e o fosfato, também podem ser identificadas nesse exame.

O que é o exame de urina 24h?

O exame de urina 24h é bem semelhante à urinálise. Sua principal diferença está na forma de coleta da urina, que precisa ser colhida durante vinte e quatro horas ininterruptas. Ele também ajuda na identificação de problemas como insuficiência renal, doenças dos túbulos renais, causas de cálculos nas vias urinárias e até mesmo a nefrite, um conjunto de doenças que causam a inflamação dos glomérulos renais – unidades funcionais dos rins responsáveis pela filtração do sangue.

Como o exame de urina 24h funciona?

  • Pela manhã, esvazie a bexiga, desprezando todo o volume urinário no vaso sanitário (não armazene no frasco de coleta). Este será o início da coleta. Anote o horário de início da coleta.
  • Colete todo o volume urinário, de todas as micções, durante o período de 24 horas.
  • No dia seguinte, colete a urina até o mesmo horário no qual coletou no dia anterior (horário em que jogou a urina fora). Este será o final da coleta. Essa urina deve ser incluída. É importante que se faça a tentativa de urinar no horário final das coletas (término do procedimento, mesmo que não sinta vontade).
  • Armazene a urina no frasco próprio, fornecido pelo laboratório, ou em garrafa de água mineral sem gás e manter sob refrigeração.

 

Se sua primeira urina aconteceu às 7h, a última deverá ser coletada às 7h do dia seguinte. A tolerância permitida para o exame é de apenas 10 minutos para mais ou para menos.

Caso se esqueça de coletar alguma urina, interrompa o processo, despreze o material e reinicie o procedimento. Mantenha sua rotina diária de ingestão de líquidos e dieta. Não aumente a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

 

O que o teste de urina 24h pode diagnosticar?

Proteinúria

Condição caracterizada pelo excesso de proteínas na urina. Ela pode indicar que os glomérulos estão com algum problema. Seu principal sintoma é o excesso de espuma na urina.

Citrato baixo

Quando aparece no exame de urina, significa que o indivíduo possui grande probabilidade de formar pedras nos rins.

Potássio

A presença do potássio pode indicar uma série de doenças nos túbulos renais.

Oxalato

Importante indicador de possível surgimento de formação de cálculos renais.

Microalbuminúria

Caracteriza a detecção de pequenas quantidades de proteína na urina. O aparecimento dessa substância no resultado do exame ajuda no diagnóstico e na evolução de nefropatia diabética, pré-eclampsia, hipertensão e lúpus eritematoso.

 

O Laboratório Júlio Vargas realiza o exame de urina 24h, assim como os demais exames indispensáveis para a sua saúde. Conheça mais sobre os nossos serviços e nossas unidades clicando aqui.