Novembro Azul: mês da conscientização sobre o câncer de próstata

Novembro Azul: mês da conscientização sobre o câncer de próstata

Nós já entramos no mês de novembro, época do ano escolhida para reforçarmos ainda mais a importância da prevenção ao câncer de próstata.

A atenção que você, homem, dá aos cuidados com a sua saúde pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar daqui para a frente. Por isso, fique atento às informações que iremos passar aqui neste texto e colabore com a sua qualidade de vida!

 

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é a forma mais comum de câncer entre os homens. Ele se forma na próstata, uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga e que compõe o sistema reprodutivo masculino.

Essa doença tem por característica se desenvolver de maneira lenta e não causa sintomas visíveis nas fases iniciais, na maioria das vezes.

Em suas fases mais avançadas, podem aparecer sintomas como: dores ao urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen, vontade de urinar repetitivamente e dores ósseas.

Havendo qualquer sinal de anormalidade, é fundamental procurar um urologista imediatamente.

 

Como fazer para prevenir a doença?

Antes de qualquer coisa, é importante salientar que todos os homens devem estar atentos e realizar a prevenção ao câncer de próstata. Afinal, os sintomas geralmente aparecem quando o tumor já se espalhou bastante pelo organismo.

Assim como outras doenças, o câncer de próstata possui fatores de risco para homens negros, obesos e para pessoas que possuem histórico familiar.

No entanto é essencial que todos os homens se certifiquem de cuidar da saúde para evitar o câncer. Veja como você pode contribuir com a sua saúde:

  • Adote uma alimentação saudável;
  • Não tome bebidas alcoólicas em excesso;
  • Pare de fumar imediatamente;
  • Busque fazer atividades físicas de três a cinco dias por semana.

 

Os exames preventivos salvam vidas!

Apenas o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura no tratamento do câncer de próstata. Daí a importância de se fazer os exames preventivos. A detecção tardia da doença é o principal obstáculo para vencê-la.

Dessa maneira, é indicado que todo homem realize anualmente, a partir dos 40 anos, o teste para verificar a saúde da próstata.

O principal exame é o de toque retal. A sua função é averiguar possíveis condições problemáticas na glândula, como a presença de nódulos, endurecimento ou alguma outra situação irregular.

Também pode ser realizada a dosagem de PSA, um exame de sangue simples que mede a quantidade de antígeno prostático específico (PSA) e que pode indicar a presença do câncer nos homens.

 

Portanto, se você já está na idade de realizar os exames preventivos, não deixe para depois! A sua saúde depende do cuidado que você tem com o seu corpo. O diagnóstico precoce salva vidas!

No Laboratório Júlio Vargas, você pode realizar os seus exames com total conforto e tranquilidade. Fale conosco e marque já a sua visita!