Você sabe com que frequência deve realizar o seu exame de sangue?

Você sabe com que frequência deve realizar o seu exame de sangue?

O exame de sangue é um dos testes mais importantes e, consequentemente, um dos mais solicitados em check-ups médicos. Com ele, é possível diagnosticar e controlar doenças, inclusive na ausência de sintomas. Além disso, o resultado permite avaliação de condições gerais do nosso organismo e de índices valiosos ao contabilizar elementos como as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

Quando há alterações nesses componentes, a vantagem fica evidente: ao descobrir problemas precocemente, o tratamento é mais simples e evita complicações no futuro. Sabendo dessa importância, é hora de falarmos sobre a periodicidade do exame. Vamos lá?

Frequência do exame de sangue

Como regra geral, para pessoas consideradas saudáveis (ou seja, nem doença crônica ou fator que exija avaliação mais frequente), o exame de sangue deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano. O monitoramento é válido para investigações de rotina. Nelas, alguns testes são voltados para a parte sólida do sangue, com contagens e análise em microscópio. Outros são concentrados na parte líquida, com diversos parâmetros de medição.

É importante reforçar que essa frequência é variável. Existem mudanças entre as idades, para mulheres e homens, entre gestantes e crianças, e de acordo com histórico pessoal e familiar de cada pessoa. Por isso e com o intuito de conhecer o funcionamento correto do seu corpo, ter acompanhamento médico e realizar consultas preventivas com especialistas é essencial.

Finalmente, para checar e garantir a saúde em dia, conte com o Laboratório Júlio Vargas! Por aqui, entre outros exames, trabalhamos com a hematologia, a análise das células do sangue e dos componentes do sistema de coagulação do organismo. Dessa forma, realizamos o rastreamento, o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças do sangue, como as anemias, e também dos distúrbios de sangramento e trombose.

Quer saber mais? Clique aqui e confira a listagem dos testes de nosso laboratório.