Saiba por que a vitamina B12 é essencial e em quais alimentos a encontramos   

Saiba por que a vitamina B12 é essencial e em quais alimentos a encontramos  

 

A vitamina B12 é uma das mais importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. Você já deve saber que as vitaminas, de forma geral, são substâncias orgânicas essenciais ao nosso organismo. Elas ajudam a manter o nosso sistema imunológico preparado, regulam o nosso metabolismo e estimulam o crescimento.

Apesar de serem necessárias em pequenas quantidades, as vitaminas são cruciais para a nossa saúde. Quando há insuficiência de alguma delas, podemos ter problemas diversos. No caso de carência da vitamina B12, podemos desenvolver anemias e até lesões neurológicas.

 

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12, ou cianocobalamina, é um tipo de substância que não é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Entre as suas funções está a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e dos neurônios.

Quando estamos com deficiência dessa vitamina, podemos sofrer com sensação de fraqueza, desânimo e cansaço, sintomas da anemia. Outras consequências do déficit de vitamina B12 são:

  • Problemas no sistema digestor;
  • Aftas;
  • Câimbras;
  • Depressão;
  • Falhas de memória;
  • Quadros mais graves como demência e dificuldades motoras.

 

Como você pôde perceber, a falta de vitamina B12 no corpo pode nos trazer uma série de problemas, principalmente ligados ao nosso sistema nervoso. Por isso, é essencial a adicionarmos em nossa dieta. Mas em quais alimentos podemos encontrá-la?

 

Quais alimentos devemos consumir?

Ao ingerirmos a vitamina B12, oferecemos ao nosso corpo uma série de benefícios como: preservação do DNA, produção de colesterol bom, proteção do sistema nervoso central, melhora do sono, aumento de disposição, entre outros!

Para que possamos desfrutar de todos esses benefícios que esse nutriente nos oferece, veja a lista a seguir. Todos estes alimentos possuem uma ótima concentração de vitamina B12:

  • Ovos;
  • Leite e seus derivados;
  • Peixes;
  • Carnes bovinas.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quantidade diária de vitamina B12 que uma pessoa adulta deve consumir é de 2,4 microgramas (mcg). Um ovo cozido, por exemplo, contém 1mcg da vitamina.

 

É sempre bom lembrarmos que, em caso de sintomas persistentes, um médico deverá ser consultado. O nível de vitamina B12 em nosso organismo pode ser aferido por meio de exame de sangue. O teste laboratorial é essencial para que seja feito o acompanhamento do nível do nutriente em nosso corpo.

Sempre que você precisar realizar os seus exames, pode contar com os cuidados e a confiabilidade do Laboratório Júlio Vargas. Entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para atender você!