Campanha Setembro Amarelo: qual é a sua contribuição?

Campanha Setembro Amarelo: qual é a sua contribuição?

Você, com certeza, já ouviu falar da campanha Setembro Amarelo. Criada em 2014, ela é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é muito nobre: prevenir o suicídio no país. A escolha do mês foi puramente por conta do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Todos os anos, ocorrem 12 mil casos no Brasil e um milhão de ocorrências no mundo. Destes gigantescos números, quase a totalidade está relacionada a transtornos mentais. Depressão, abuso de substâncias e transtorno bipolar compõem o quadro.

Cuide de você

Então, que tal vivenciar, realmente, os ideais da campanha para promover a vida com qualidade, a sua e a do próximo. Para começar, é importante saber que nenhum problema é mais que você. Por mais que, em determinados momentos, a situação pareça um espaço sem saída, sempre há uma fresta com uma passagem secreta. Basta mudar a perspectiva.

Psicólogos são os profissionais qualificados para ajudar nos momentos mais difíceis. Terapia funciona. Com o tempo, a prática ajuda a cicatrizar feridas e fazer com que o mundo se torne um lugar habitável, com prazeres a serem descobertos.

De forma complementar, recomendamos prática de exercícios físicos, comparecimento a consultas de rotina, realização de exames check-up, alimentação saudável, atividades de entretenimento, como leituras, jogos e filmes, além do contato social, por meio conversas com familiares e amigos.

Cuide do próximo

Quando você está legal, experimentando uma gostosa sensação de bem-estar, é hora de ajudar as pessoas que lhe cercam. Muita gente só quer falar e ser escutado. O corpo dá sinais dessa necessidade. Portanto, olhe ao seu redor e veja quem precisa do seu apoio.

De forma discreta, converse, ouça e não faça julgamentos. Ofereça o ombro amigo para mostrar a quem sofre que ele(a) não está sozinho(a). Nesse momento, indicar um bom psicólogo e as ações que deram certo para você são excelentes opções.

Topa vivenciar a campanha Setembro Amarelo de verdade e ser um promotor da saúde? O Laboratório Júlio Vargas apoia essa causa. Conheça mais sobre nós!